Águas

Governo federal autoriza licitação para hidrovia na Lagoa Mirim

Edital para licitação de dragagem e sinalização será lançado em breve

Foto: DP - Levantamento geral será feito antes da dragagem

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deve publicar nos próximos dias o edital de licitação para as obras de dragagem e sinalização da hidrovia da Lagoa Mirim. A ação vem após a conclusão do anteprojeto da obra da hidrovia de 1,8 mil quilômetros que liga o Brasil ao Uruguai através da Lagoa Mirim e do canal São Gonçalo. O governo federal estima um investimento de cerca de R$ 80 milhões para realizar a dragagem.

O projeto binacional, tido como uma das prioridades dos dois governos, permitirá escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas, liberando cargas por rotas no oceano Atlântico. A obra foi anunciada em março pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, após reunião entre representantes dos governos brasileiro e uruguaio.

O coordenador da Agência para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim da UFPel, Gilberto Collares, diz que a agência auxilia na elaboração do projeto e explica que antes da dragagem é necessário fazer um levantamento dos pontos e volumes a serem dragados. "Depois disso, tem que fazer cartas náuticas e sinalização, junto com a Marinha. Depois, está tudo apto do lado brasileiro para que as embarcações se movimentem do Uruguai para o Brasil. Tem uma série de coisas que acontecer", afirma.

A informação foi confirmada pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, em reunião com o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) e lideranças da região.

Outras obras

Além da hidrovia, outra promessa do governo para a região que faz fronteira com o Uruguai é a construção de uma nova ponte entre Jaguarão e Rio Branco. As propostas em uma licitação anterior não alcançaram o valor estipulado pelo DNIT, e um novo edital deve ser publicado ainda este ano.


Galvão também informou que ainda este ano deve ser lançado o edital para a obra da segunda ponte sobre o canal São Gonçalo. Sobre a ponte entre Rio Grande e São José do Norte, o diretor-geral do departamento afirmou que as primeiras etapas foram concluídas e que o edital para a contratação do projeto deve ser publicado no início de 2024.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas volta à lista dos 100 municípios com maior índice de Aids Anterior

Pelotas volta à lista dos 100 municípios com maior índice de Aids

Inscrições para pré-matrícula na Rede Estadual terminam nesta sexta-feira Próximo

Inscrições para pré-matrícula na Rede Estadual terminam nesta sexta-feira

Deixe seu comentário